terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ao abrir uma empresa, é um grande erro pular o Plano de Negócio


Abrir as portas de um empreendimento é a realização de um sonho. Para que este sonho tome forma, é essencial visualizar o negócio a partir de um prisma real. E o primeiro passo é o planejamento. Com os pés no chão, é preciso saber que montar um Plano de Negócios é exaustivo, mas, também, muito prazeroso, pois mostra caminhos viáveis e fornece informações para concretizar seu empreendimento.

Plano de Negócio significa escrever, propriamente dito, a viabilidade de um negócio, o que para muitas pessoas logo vem à cabeça: “Nossa não sei por onde começar, sem falar no trabalho que isso vai dar, vou pular essa fase.”. Esse é o maior erro e motivo de falência de muitas empresas. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que 22% das pequenas empresas brasileiras fecham as portas todo ano. Portanto planejar é fundamental.

A primeira pergunta, depois de um estudo detalhado, principalmente de mercado, é: vale a pena? Avalie os pontos fortes e fracos com tranquilidade, analise e meça a concorrência, pense como não ser mais um no mercado, com base em fatos concretos. Antes da escolha do nome da sua empresa, por exemplo, é mais importante definir o modelo e setor de atuação do negócio.

Avalie fatores como: localização, informações do mercado financeiro, momento econômico, riscos à viabilidade do empreendimento. Aspectos gerais avaliados, é hora de pensar nos diferenciais, ou seja, como não ser mais um num mercado tão competitivo. Torcer pela morte do concorrente não é a melhor saída e, sim, direcionar esforços para ações que destaquem a sua empresa e contribuam para o fortalecimento do seu segmento de atuação. Pense nisso e vá em frente.

Autora: Barbara Moya, especialista em Marketing e diretora da Moya Consultoria
Fonte: Economia SC - http://www.economiasc.com.br

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