O investimento inicial quando você decide abrir seu próprio negócio é muito variável. Antes de começar a gastar dinheiro com o que você imagina que seja necessário, pesquise, analise e faça uma relação de todas as despesas.
Você deve relacionar os valores conforme o prazo em que terá que desembolsá-los. Lembre-se das prioridades e necessidades.
Abaixo fizemos um check-list para ajudar no seu levantamento inicial de custos, lembrando que é apenas um exemplo e quanto mais detalhada for a sua planilha, melhor para o seu planejamento.
Alguns itens da tabela são mais abrangentes e não se resumem apenas à fase inicial, mas são importantes para que você tenha uma noção de quanto será os seus gastos. Outros você pode excluir se não se enquadrar no tipo de empresa que você quer abrir. Quanto mais detalhada for sua planilha (para o seu tipo de negócio), melhor será o seu planejamento e menos sustos você terá durante o processo. Lembre-se de ir completando a tabela conforme for se inteirando dos aspectos do seu empreendimento. É justamente no planejamento que está a oportunidade de você saber realmente a viabilidade da sua empresa.
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Adorei o artigo,
ResponderExcluirEstou querendo abrir um negócio próprio e esse artigo me nortiou muito.
Parabéns, continuem assim, nos ajudando com nossas dúvidas.
Abraços