quinta-feira, 27 de maio de 2010

Não promova seu concorrente


Com certeza você já deve ter se deparado com uma das situações abaixo:


• Você liga a televisão e o apresentador diz que o programa dele começa logo após o término de outro que passa em uma emissora concorrente;

• Entra em uma loja e o vendedor diz que não tem a mercadoria que você quer, mas indica um concorrente que deve ter.

Estes são apenas alguns exemplos de situações que ocorrem no dia a dia e que acabam fortalecendo o concorrente em detrimento ao seu negócio. Por quê? Cada vez que você cita um concorrente você o ativa na memória do seu cliente.

Nos exemplos dados, a primeira situação deveria ser evitada informando apenas o horário e dia do programa e, assim, fortalecendo a sua marca. No segundo caso, o atendente poderia dizer que no momento a mercadoria estava em falta, mas que assim que chegasse seria um prazer entrar em contato com o cliente para informá-lo; ou ainda, oferecer opções e tentar fidelizá-lo.

Imagine outra situação: um cliente faz um pedido em um determinado estabelecimento e recebe mercadoria equivocada. Quando o representante comercial do estabelecimento vai visitar o cliente, este reclama informando o mal entendido. Em vez de o representante buscar uma solução para sanar ou minimizar o problema, ele passa a falar mal da empresa onde trabalha. Agora pense: se o representante fala mal da própria empresa, o que ele está fazendo trabalhando lá?

Outro ponto importante a ser ressaltado é: falar mal do concorrente não é produtivo. Já imaginou se um dia você vai trabalhar para ele? Qual a credibilidade das suas palavras?

Não faça propaganda gratuita para seu concorrente. Pense em estratégias para manter o cliente na sua empresa. Se algo deu errado, admita e resolva o problema, dê soluções e sugestões para que seu cliente fique satisfeito. É importante aprender a fidelizar os clientes e não promover o concorrente! Destaque-se pelas qualidades da sua empresa!

 
 
Mande suas sugestões e dúvidas pelo email: contato@empresassa.com.br
Teremos prazer em responder.

Um comentário:

  1. Gostei muito deste artigo...

    Ele retrata exatamente nosso dia-a-dia com uma linguagem bem simples...

    Parabéns!!!

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