O Serviço Social da Indústria (SESI), Departamento Regional do Tocantins, se prepara para implantar em 2010 o Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho. Para tanto, foi realizada no início de março capacitação para gestores e técnicos das áreas de negócios com Adael Juliano Schultz, consultor em responsabilidade corporativa do SESI/SC.
Segundo Schultz, o principal objetivo da capacitação é transmitir aos colaboradores o que é essa ferramenta e os mecanismos que ela pode gerar para a indústria. “E dentro do SESI mostrar a oportunidade de sermos mais efetivos para atender as necessidades das empresas”, acrescenta.
O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma análise de avaliação de práticas e desempenho das empresas, e tem por objetivo estimular a excelência na gestão da qualidade no trabalho e da sustentabilidade. Permite à empresa comparar o seu nível de competitividade com outras do mesmo setor de atuação, auxiliando-as na elaboração de um plano de ação.
De acordo com Charles Alberto Elias, superintendente do SESI Tocantins, a implantação da ferramenta será importante para diagnosticar o perfil das empresas do estado, pois qualquer empresa, independente da atividade ou do porte, pode implantar o modelo.
Desenvolvido pelo SESI Nacional, sua estruturação teve como base uma ferramenta de gestão presente no portfólio do IEL/SC e pelo modelo de avaliação do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT).
Dentre os benefícios propiciados às empresas e colaboradores destaca-se a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida, identificação dos pontos fortes e fracos da gestão, elaboração de um plano de ação visando à elevação do desempenho e produtividade, dentre outros.
(fonte: www.fieto.com.br - Revista Tocantins Indústria)
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