Antes de ser uma palavra que está na moda, COMUNICAÇÃO é uma necessidade e pode se tornar um poderoso aliado ou um potente inimigo dentro e fora das empresas.
Uma identidade sólida, que transpareça credibilidade e confiança, é conquistada e mantida pela eficiente comunicação feita tanto com o público interno quanto com o externo.
Hoje em dia, a palavra de ordem é investir em uma comunicação integrada.
Mas o que vem a ser comunicação integrada?
Para facilitar o entendimento desse termo, comecemos pela rápida definição de públicos interne e externo. O primeiro é o conjunto de colaboradores, gestores, terceirizados, ou seja, todos os indivíduos que tenham vinculo remunerativo com a mesma. Já o segundo são os consumidores e a sociedade em geral.
A comunicação integrada atinge ambos os públicos, e consiste, basicamente, na articulação de ações e estratégias de comunicação planejadas visando agregar valor a uma marca ou consolidar a imagem da empresa junto aos seus públicos. Ou seja, é a somatória das atividades comunicacionais, das mais simples, como reuniões de departamento até as campanhas de marketing mais complexas, articuladas de forma a resultarem em objetivos comuns, geralmente pré-determinados pelos valores e missão da empresa.
É comum, dentro das organizações, os departamentos competirem entre si e a responsabilidade da comunicação ser apenas delegada a um departamento específico, como Relações Públicas e Marketing. Isso é um erro e deve ser repensado.
A Comunicação Integrada implica um planejamento contíguo, ou seja, o processo de tomada de decisões deve ser compartilhado e trabalhado em conjunto. O que não significa passar por cima das hierarquias das empresas, e sim, que os esforços de todos sejam valorizados e somados.
Quando trabalhada com competência a comunicação integrada passa a ser uma importante ferramenta estratégica nas empresas.
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